sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ROMANTISMO NO BRASIL: PROSA

PROSA:

A prosa literária brasilaira começa de fato no Romantismo, com os folhetins, que são histórias publicadas em capítulos nos jornais.

Autores que mais se destacaram e suas obras:

JOAQUIM ANTONIO DE MACEDO

PROSA: A MORENINHA

A história conta sobre Augusto, que aposta com amigos que não fica apaixonado por mais de 15 dias por mulher alguma, sob pena de escrever um romance e estes amigos, Carolina e suas amigas e parentes. Augusto é estudante e colega de Felipe, cuja irmã é Carolina. Augusto quando criança jurou amar eternamente uma menina cujo nome ignora e fica inconstante em seus amores, até que conhece Carolina, pela qual se apaixona e persegue.

Quando no final ficam noivos, ela primeiro manda-o casar-se com sua amada de infância e depois revela, ela, ser esta amada. O livro é um exemplo clássico do Romantismo, tendo sido seu primeiro exemplo brasileiro. Ele gira em torno de sua heroína perfeita e seu herói que luta para ter o amor desta e os obstáculos para sua realização, no caso a promessa infantil. Também são bem representados os costumes do Rio de Janeiro da década de 1840 e a classe dos estudantes, da qual Macedo fazia parte na época da escrita do livro.

FONTE:http://www.mundocultural.com.br/

Nenhum comentário: